segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O aumento da violência na Bahia

      A Bahia vive um momento muito difícil em termos de segurança pública. Nos últimos quatro anos o número de homicídios cresceu 50% em todo o estado, sendo que em Salvador,  os índices são mais alarmantes, chegando a aproximadamente 70% no mesmo período.  O programa Fantástico da rede Globo, exibiu neste Domingo (06/02/11) uma reportagem que retratou um verdadeiro caos em algumas delegacias do estado: falta de sanitários para detentos, super lotação, extintores vencidos e delegacia sem nenhum policial civil para vigiar os presos. Enquanto que o Jornal Nacional exibiu hoje  ( 07/02/2011) uma reportagem sobre o insuportável número de homicídios (25) ocorridos neste último final de semana, na capital baiana. Segundo a matéria, a taxa de assassinatos em Salvador é cinco vezes maior do que a ONU estabelece como suportável para grandes cidades.
     Diante do momento de insegurança que a população baiana vive, torna-se necessário que o poder público adote providências urgentes, antes que a situação escape completamente ao controle. Alem da ampliação e implementação de novos projetos de inclusão social para  crianças e adolescentes, a Bahia precisa revisar a estrutura  do sistema de segurança e criar condições para desenvolver novas estratégias de enfrentamento à marginalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...