A Dengue continua sendo motivo de grande preocupação para as autoridades de saúde da Bahia. Mesmo com tanta campanha publicitária e a ação dos agentes de endemias, ainda são encontrados domicílios com verdadeiros criatórios do mosquito. Para intensificar a guerra contra o Aedes Aegypti a Secretaria de Saúde do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana lançaram ontem (14/04) um projeto de mobilização social para prevenir e controlar a Dengue, com a denominação de faxinaço.
Os índices de infestação do mosquito serviram como critério para que o bairro do Parque Ipê fosse o primeiro a receber o faxinaço contra a Dengue em Feira de Santana. A ação contou com a participação do Exército, da EMBASA, Secretaria de Serviços Públicos (Departamento de Limpeza); Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Departamento de Planejamento e Educação Ambiental); Fundação Luis Eduardo Magalhães e outros, que juntos realizaram uma caminhada nas ruas do bairro carregando faixas, entregando folhetos e conversando com os moradores nos domicílios, distribuindo telas para cobrir reservatórios de água e recolhendo lixo e entulho.
A comunidade tem um papel muito importante nessa luta, afinal o mosquito procria em água parada, geralmente dentro de vasilhames que são descartados inadequadamente. Nossos irmãos, filhos, pais, amigos e vizinhos adoecem e em alguns casos morrem. O que você pode fazer para impedir que isso aconteça? É tão fácil, tome uma atitude, faça a sua parte.
Obrigada pelo apoio ao Projeto de Mobilização.
ResponderExcluirPrecisamos da comunicação para reforçarmos a mobilização.
Grande abraço,
Maria Cristina Motta Leal
Coordenadora do Projeto
Fundação Luis Eduardo Magalhães
Maria cristina,
ResponderExcluirO blog Horacio Amorim,
É um parceiro na luta contra o mosquito da Dengue. Informações podem ser enviadas e teremos o prazer em publicá-las.