Quando em Outubro de 2009, ocorreu aquele lamentável episódio envolvendo as provas do ENEM , grande parte da sociedade brasileira ficou insatisfeita com as explicações do Ministério da Educação, mesmo assim, acreditou-se que algo daquela natureza jamais se repetiria. Um ano depois, nova falha na aplicação das provas coloca em risco a credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil.
O episódio de 2009 deveria ter servido de alerta para que as atenções fossem redobradas em 2010, mas ao que parece o MEC precisa ser reexaminado. Por isso não se pode aceitar que as explicações sejam direcionadas exclusivamente para um erro gráfico, era imperativo que o órgão realizasse uma revisão previa no material utilizado durante o ENEM, visando garantir a eficiência dos trabalhos.
No estado do Ceará a Justiça Federal já determinou a suspensão do exame. Portanto, resta ao MEC reconhecer publicamente o erro cometido e cancelar imediatamente todas as provas do ENEM 2010, antes que a justiça assim proceda.
Horacio Amorim
Graduado em História pela UEFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário