sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ações de Educação Ambiental no mês de Julho

Entre os dias 14 a 28 de Julho de 2011 ocorreu no município de Feira de Santana, uma diversidade de eventos relacionados com a questão da Educação Ambiental, em resumos relacionados a seguir:

Dia 14/07- O Departamento de educação Ambiental da SEMMAM promoveu um encontro com os parceiros do Programa "Os Guardiões do Meio Ambiente" para apresentação do projeto da ECOGINCANA 2011, entre os participantes: Associação Ecológica Buriti, Movimento Água é Vida, SOS Rio Paraguaçu, INEMA, FTC e Secretaria Municipal de Educação.


Reunião com os parceiros



Dia 18/07- SEMMAM realizou encontro com professores para discutir sobre a realização de um mini-curso de Educação Ambiental, oportunidade em que os docentes discutiram e aprovaram o regulamento da ECOGINCANA 2011, entre os participantes da reunião: Escola Elisabete Johnson, Escola  Célida Soares, Escola Nilton Bellas Vieira, Escola Prof. José Raimundo Pereira de Azevedo, Escola Demóstenes Brito, EMBASA e Via - Bahia.

Reunião com as escolas

19/07- Exibição de vídeo e palestra na escola Municipal Tereza Cunha. As atividades ocorreram no período matutino e noturno, quando se tratou sobre o descarte dos resíduos domésticos e das doenças veiculadas através da destinação inadequada de tais resíduos.
Escola Tereza Cunha

20/07- Realização da 9ª edição do Projeto "Quartas Ambientais", tendo com tema: O uso das Tecnologias para a Conservação do Meio Ambiente. O evento aconteceu na CDL e teve como palestrante a Bióloga Ana Paula Giorgi, doutora pela University of Califórnia Los Angeles. A mesa contou também com a presença do diretor do Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Jurandí Borges de Oliveira, que falou sobre os desafios do departamento, para melhorar a arborização do município.



Dra. Ana Paula Giogi

Sr. Jurandi Borges

Dias 20 e 21/07- A equipe do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da SEMMAM participou da Feira de Saúde e Meio Ambiente promovida pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães, na oportunidade  o DPEA montou uma sala de vídeo sobre Meio Ambiente.

Sala de vídeo no IEGG
 25/07- Em reunião realizada na comunidade da Lagoa do Subaé, com  participação da SEMMAM, moradores e lideranças comunitárias, além dos ambientalistas (Professores Valdemiro Marinho e Laura)  foi discutido sobre o projeto de arborização da Lagoa do Subaé, como resultado do termo de ajustamento de conduta assinado pela EMBASA, em razão das obras de construção da rede de esgotamento sanitário ter passado na área da lagoa em questão. Na reunião foi discutidas questões como:  as espécies de árvores a serem plantadas, data do plantio, compromisso da comunidade em relação ao projeto etc.


 
Reunião na Comunidade do Subaé


28/07- O Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da SEMMAM promoveu uma palestra e exibição de video na Escola Municipal Demóstene Brito, oportunidade na qual foi tratada sobre a importância de vivermos em um ambiente limpo. 
 
Escola Demóstenes

 28/07- Um encontro promovido pela equipe do Programa de Saúde da Família, reuniu moradores do Campo do Gado Novo com as equipes da Vigilância Sanitária e do Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM, quando descutiu-se sobre as doenças relacionadas com problemas ambientais. Na oportunidade a equipe da vigilância alertou sobre os perigos que a água, sem o devido tratamento, pode trazer para a saúde da população.


Campo do Gado Novo


Nenhum comentário:

Postar um comentário