terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que é Desenvolvimento sustentável?


Horacio Amorim

      O termo desenvolvimento sustentável surgiu durante os trabalhos da Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela ONU em 1983. Os relatos da comissão foram publicados em 1987, quando a ONU estabeleceu o conceito de desenvolvimento sustentável: “O modelo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações”. Em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Brasil, ocorreu a consolidação deste conceito, hoje aceito em todo o mundo.
Essa forma de desenvolvimento busca harmonizar as atividades econômicas, com a conservação dos recursos naturais e o bem estar da população. A busca pelo lucro deve está associada à promoção da melhoria da qualidade de vida da sociedade. Produzir com planejamento, evitar o desperdício de matéria prima e/ou utilizar aquela que produza menos impacto ao Meio Ambiente; economizar energia e/ou aproveitar os potenciais alternativos; respeitar os limites físicos dos  colaboradores, são atitudes que podem contribuir com a construção de uma economia ambientalmente sustentável.
Podem ser consideradas como premissas para a sustentabilidade os seguintes aspectos:   realização do zoneamento ambiental; planejamento urbano; tratamento dos efluentes, utilização racional dos recursos hidricos, destino adequado dos resíduos sólidos; conservação do patrimônio histórico e cultural; planejamento do trânsito; conservação e manutenção das áreas verdes; mitigação dos impactos gerados pelas atividades humanas e o cuidado com as pessoas e os demais seres vivos existentes no lugar.
Uma das condições para a construção de um ambiente  ecologicamente sustentável  é a harmonia entre os seres humanos e os demais elementos existentes no sistema, como também, o equilíbrio nas relações entre os próprios seres humanos. Uma sociedade desigual, que não respeite os direitos fundamentais dos indivíduos e  não apresente espírito solidário, não conseguirá se desenvolver de forma justa e sustentável.

2 comentários:

  1. Para se construir um ambiente ecologicamente sustentável é necessário que a nossa população cobre, ajude e contribua com os órgãos competentes pela proteção e conservação do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Ricardo! de acordo com a constituição brasileira, no artigo 225, todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a responsabilidade pela proteção é do poder público e da coletividade.

    ResponderExcluir

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...