terça-feira, 5 de junho de 2012

SEMMAM Promove Reflexão sobre o Meio Ambiente



Mais uma vez a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais promoveu discussões sobre questões ambientais existentes no município, tendo como tema de abordagem: Tecnologias em Resíduos. O evento aconteceu nesta terça-feira (05 de Junho) no Parque do Saber, com a participação do prefeito, secretários municipais e de representantes da comunidade feirense. Enquanto isso, na Câmara Municipal de vereadores, os edis Frei Cal e Marialvo Barreto afirmavam que Feira de Santana não tem motivos para comemorar a passagem do dia Mundial do Meio Ambiente. Pessoalmente acredito que o 05 de Junho, não é um dia de comemorações, mas de reflexões, no qual, devemos pensar em ações que nos possibilitem atuar na defesa do Meio Ambiente, inclusive nos questionando quanto ao nosso papel e  cobrando das autoridades posturas compatíveis com o discurso relacionado com a conservação dos nossos recursos naturais. Essas questões devem estar associadas ao artigo 225 da constituição, que diz: “Todos tem direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida da população, cabendo ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
São muitos os graves problemas ambientais existentes em nosso município e muitos deles se alastram por um longo período do processo histórico (na minha memória de infância restaram as lembranças das nascentes e tanques que deram lugar para conjuntos de casas sem esgotamento sanitário no bairro Baraúnas). Portanto senhores, não se pode conceber que uma cidade com tais entraves ambientais dependa tão somente do órgão ambiental municipal, sendo assim, acredito que a comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, que demonstra preocupação com a conservação dos nossos recursos naturais, deve iniciar imediatamente uma luta para a instalação das estruturas que faltam ao combate aos crimes ambientais notadamente identificados em nossa cidade, assim como: a instalação de um  destacamento da Companhia de Polícia Ambiental da Bahia (COPPA), bem como de um escritório do IBAMA, seguramente estes órgãos, atuando em conjunto com a SEMMAM, possibilitarão uma melhor vigilância do Meio Ambiente no Município de Feira de Santana. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...