sexta-feira, 6 de abril de 2012

História Ambiental


MEIO AMBIENTE


     O lugar determinado, onde os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em constante interação. Estas relações implicam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e sociais de transformação do meio natural e construído.
   
Reigota (1994, p. 14).


As relações ambientais no Brasil são completamente desprovidas de harmonia (entre os homens e destes com os demais elementos da natureza), o resultado é a formação de ambientes bastante degradados e mudanças que alteram a forma de vida dos diversos seres vivos. 




Imagem encontrada na internet
Imagem encontrada na internet
Imagem encontrada na internet



Resumo da História Ambiental de Feira de Santana


Lagoa Subaé/Feira de Santana


Os tropeiros vinham de diversos lugares do Brasil em direção à cidade de Cachoeira (Recôncavo baiano) no caminho paravam pra beber água (banhavam os animais) nas nascentes e lagoas existentes no local onde Feira de Santana foi construída. Em baixo das árvores descansavam para seguir viagem. Das nascentes e árvores nos restam as lembranças materializadas em nomes de bairros (Parque Ipê, Baraúnas; Tanque da Nação, Olhos D'água), todavia, tais elementos da natureza exerceram fortes contribuições para  a construção do município de Feira de Santana.



Os Guardiões do Meio Ambiente

Objetivando despertar a sociedade feirense para a importância da conservação dos seus ecossistemas, a SEMMAM criou um programa de Educação Ambiental que é pioneiro no Nordeste brasileiro "Os Guardiões do Meio Ambiente: construindo uma cidade sustentável".


Capacitação de agentes multiplicadores/ trabalho de campo
Capacitação de agentes multiplicadores








 
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário