sábado, 29 de outubro de 2011

Meio Ambiente: uma semana com importantes eventos

Na última Quarta-Feira (26/10) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, promoveu a 12ª edição do Projeto Quartas Ambientais, com o tema: Desenvolvimento e Natureza. A palestra de abertura foi proferida pela Profa. Marjorie Nolasco (PPG/UEFS), tendo tema Mudanças Climáticas; logo após ocorreu uma mesa redonda com as participações da Profa. Áurea Chateaubriand que tratou sobre Resíduos Sólidos; Flávia Ferreira (UFBA) abordou sobre Agrotóxico e Saúde, enquanto o Agrônomo Eduardo Macário (SEMMAM) discutiu sobre a formação de parcerias, rumo à construção da sustentabilidade.
O evento contou com a participação de representação da Polícia Militar, do Exercito Brasileiro e da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, além de estudantes de escolas públicas e de diversas faculdades de Feira de Santana. Após às apresentações dos componentes da mesa, o público presente interagiu com os participantes no momento reservado ao debate.









7ª Festa do Pescador do Distrito de Ipuaçu
A Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana promoveu  nesta Sexta-Feira (28/10), a 7ª Festa do Pescador. No período da manhã foi realizado um Seminário no qual se discutiu sobre as questões ambientais e a situação de pesca no Rio Jacuípe, enquanto que no período vespertino foram montados grupos de trabalhos com a intenção de produzir uma carta com as propostas dos pescadores para a conservação do Rio Jacuípe. No dia seguinte (29/10) ocorreram diversas atividades de lazer e integração entre os pescadores, a exemplo de corrida de barco e pescaria. Todas as atividades aconteceram  às margens do Rio Jacuípe, precisamente na Fazenda Mergulho, no distrito de João Durval Carneiro.
A Festa dos Pescadores foi prestigiada por um grande número de participantes, entre eles, pescadores, moradores do distrito de Ipuaçu, ambientalistas e diversas autoridades públicas municipal, estadual e federal, entre eles: Horacio Amorim, diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente; Magno Felzemburgh, Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Professor Bento, representante do Deputado Estadual José Neto; Secretário Estadual de Meio Ambiente, Sr. Eugênio Spengler e o Superintendente Federal da Pesca, Abelardo Filho.  De acordo com o coordenador do evento, Jurandir Carvalho “é necessário que cada pessoa, órgão e/ou entidade cumpra o seu papel de proteger o Rio Jacuípe dos diversos modos de degradação que o mesmo vem sofrendo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...