sexta-feira, 1 de abril de 2011

MAV faz coleta de óleo de cozinha


Um dos grandes vilões do meio ambiente é o óleo de cozinha, depois de utilizá-lo muitas residências e estabelecimento comerciais descartam o material inadequadamente, lançando na pia ou no solo. Esse tipo de resíduo é responsável por diversos impactos ambientais, entre eles: a impermeabilização do solo; contaminação da água, reduzindo a oxigenação (comprometendo a vida dos animais aquáticos); provoca o entupimento das tubulações e com apenas um litro é possível contaminar um milhão de litros de água.
Em alguns lugares do país, estão sendo buscadas soluções que visam encontrar alternativas de descarte e reaproveitamento do óleo de cozinha usado, entre as soluções apresentadas estão: a transformação do material em sabão, detergente, resina para tintas e biodiesel. Na Bahia, a Petrobras tem um projeto que visa adquirir o óleo para transformá-lo em biodiesel. Em Feira de Santana, o Movimento Água é Vida/MAV está se associando à Petrobras para proceder a coleta do produto. Para tanto, o MAV busca parcerias com empresas e entidades que queiram contribuir com o trabalho. Um dos pontos de recebimento do óleo é o Colégio Civilização, mas existe outros lugares espalhados na cidade, além disso, o MAV disponibilizou em seu blog o número 3491 1351, para prestar informações detalhadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...