sexta-feira, 25 de março de 2011

Cobertura Completa da II Semana em Defesa da Água

Em Feira de Santana as comemorações alusivas ao dia mundial da água tiveram início no dia 22 de Março, com uma caminhada ecológica que percorreu as principais ruas da cidade. Centenas de pessoas participaram carregando faixas e Cartazes com frases relacionadas ao uso sustentável dos recursos hídricos. O evento foi coordenado pala Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental em parceria com diversos parceiros, entre eles: Associação Ecológica Buriti, Fórum Ecológico, Movimento Água é Vida e SOS Rio Paraguaçu.


Ainda no dia 22, foi realizada uma Exposição no estacionamento da Prefeitura Municipal, onde a comunidade conheceu vários trabalhos relacionados ao uso adequado da água. Diversos stands foram montados por órgãos públicos, sociedade civil e setor produtivo, estando entre os expositores : Vigilância Epidemiológica do Município (Distribuição de cartilhas sobre a Dengue), Instituto de Gestão das Águas- INGÁ, Fórum Ecológico, Serviço Social do Comércio- SESC, Faculdade de Tecnologia e Ciência-  FTC.
  A programação teve sequência no dia 23/03 na CDL, com a realização da 7ª Edição do Projeto "Quartas Ambientais", tendo com tema: "Água Fonte de Vida". O evento teve o modelo de mesa redonda, no qual, foram trabalhados 03 (três) subtemas: “A Responsabilidade da EMBASA na Qualidade da Água Distribuída" que foi proferida pelo Engenheiro Ambiental e técnico operacional da EMBASA, Sr. Aridson Canário França; "Vigilância em Saúde Ambiental e a Qualidade da Água para o Consumo Humano", apresentado pelas Biólogas da Vigilância Sanitária Municipal, Nayara Oliveira Vieira e Anísia Borges Neta; "A Importância da Água na Prevenção da Dengue", que teve como palestrante a Profa. Dra. Erenilde Marques de Cerqueira, que é Epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde, docente da UEFS, Doutora em Medicina e Saúde, 

Na Quinta-Feira pela manhã (24/03) foi realizado no Auditório do I BPM, o Seminário “Manutenção dos Recursos Hídricos para a Qualidade de Vida”, o evento que foi coordenado pela própria corporação,  teve início com a palestra do Sr. José Neidson, gerente da unidade da EMBASA/Feira, que falou Sobre “Tratamento e Distribuição de água”; na sequência, o Ambientalista Carlos Romero, representante da ONG SOS Rio Paraguaçu tratou “Sobre os impactos no Rio Paraguaçu; a última palestra foi proferida pelo Prof. Valdemiro Lopes Marinho, doutorando em Educação Ambiental, que abordou sobre “Água no Contexto da Educação Ambiental”.



Enquanto que no dia 22 pela tarde, os participantes visitaram a localidade da Ilha Bela, situada no município de António Cardoso, ponto de encontro entre os Rios Jacuípe e Paraguaçu. Vale lembrar, que toda a água canalizada que é distribuída no município de Feira de Santana, vem do Rio Paraguaçu e todo o esgoto lançado no Rio Jacuípe vai para o Rio Paraguaçu.

A Programação da  II Semana em Defesa da Água, continuará até o dia 27 de Março, com a Exposição "Quem Cuida Bem, Sempre Têm", instalada na Praça Central do Shopping Boulevard, das 13 às 21 horas, com a coordenação da EMBASA.
Além dos parceiros citados, a II Semana em Defesa da Água, contou com a parceria das Secretarias Municipais: de Educação, Serviços Públicos, Saúde, Comunicação, Agricultura, Trânsito; de empresas como: Heineken, Lwart, Yazaki; organizações sociais como: SESC, CDL, CATRUFES, CONDEMA, Recicla Zona Rural, Associação dos Pescadores do Distrito de João Durval Carneiro e órgãos públicos como o IMA. Veja fotos com outros momentos do evento:

Ilha Bela-  24/03



Ilha Bela- 24/03

Caminhada Ecológica-  22/03

Caminhada Ecológica-  22/03

Quarta Ambiental: Água Fonte de Vida-  23/03


 
"Quartas Ambientais": participação da plateia- 23/03


Seminário no I BPM-  24/03/2011


Criança: apelo para os adultos cuidarem do Ambiente-  24/03



Uma gota de esperança- 24/03







Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...