quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bahia: reconhecido pela CBF como Bicampeão brasileiro

foto disponivel em http://www.oleole.com/
     A maior injustiça do futebol brasileiro foi corrigida ontem (21/12/2010) no Rio de Janeiro, quando em solenidade realizada  no Itanhangá Golfe Clube, finalmente a CBF reconheceu o título de campeão Nacional conquistado pelo  Esporte Clube Bahia em 1959, em pleno Maracanã e em cima do Santos de Pelé. O Campeonato de 1959 reuniu os campeões estaduais, em uma disputa que classificaria as duas melhores equipes para as finais da competição, sendo elas: Santos de São Paulo (A Maquina de Pelé e Coutinho) contra o tricolor baiano (O Superhomem de Biriba e Alencar), o time Paulista era o grande favorito, mas, os baianos queriam a marca de time de chegada, na primeira partida em São Paulo o Bahia venceu o Santos por 3 a 2, o peixe igualou a disputa no jogo de Salvador, quando venceu por 2XO, o Brasil só teria o seu campeão nacional depois de uma série de três partidas, algo que aconteceria somente em 1960 em virtude dos compromissos internacionais assumidos pelo time do Santos.
     Na  historica data de 29 de Março de 1960, Bahia e Santos entraram em Campo para uma partida no estádio do Maracanã, não apenas para decidir o título de Campeão do Futebol nacional , mas sobre tudo para escrever nos anais da história do futebol brasileiro e desenhar no manto sagrado do seu torcedor a estrela de primeiro Campeão brasileiro de futebol. Naquela partida o Santos não contou com a genialidade de Pelé (contundido) mas isso não reduziu em uma só virgula a  conquista empreendida pelos guerreiros tricolores, em pleno Maracanã a equipe de Biriba e Alencar desbancou o poderoso Santos em um triunfo de 3a1, mesmo o adversário contando com  Pepe e Coutinho no gramado. Sendo Assim, a torcida do Bahia em todo o Brasil deve comemorar com fervor, afinal trata-se de um título conquistado com muita honra pelo esquadrão de aço.
     Com o reconhecimento da CBF, outros cinco clubes foram beneficiados, entre eles, o próprio Santos que ao lado do Palmeiras, se tornaram os maiores campeões nacionais (08) títulos cada; Fluminense do Rio (03); Cruzeiro e Botafogo também compõe a lista e assim como o Bahia, agora são bicampeões nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...