quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Quartas Ambientais" um projeto consolidado em Feira de Santana

Em um evento bastante representativo a 6ª edição do Projeto "Quartas Ambientais" reuniu os mais diversos setores da sociedade feirense em uma discussão que girou em torno da gestão dos resíduos sólidos urbanos. Entre os segmentos envolvidos no encontro destacam-se, setor produtivo:  Empresas Heineken, Mondial eletrodomésticos e CSO Engenharia; sociedade civil: Movimento Água é Vida, fórum Ecofeira e Projeto Recicla Zona Rural; instituições de ensino superior: FTC, UEFS, UNIASSELVI, UNIDERP, UNOPAR, FAT; escolas do ensino fundamental ou cursos tecnicos:  Esscola Chico Mendes; CETEB e SENAI; orgãos públicos estaduais: EMBASA; secretarias municipais: SEAGRI, SEMMAM e SECOM.
Para a Profa. Dra. Mônica Leite, o ponto de partida para a implementação da  política de resíduos sólidos é a interação entre todos os orgãos e sujeitos envolvidos no processo; o Sr. Denilton Salomão,  destacou que o aterro sanitário de Feira de Santana realiza a transformação do Gás Metano em Gás Carbono (o gás metano é 21 vezes mais poluente que o gás carbono); enquanto que a representante do projeto Recicla Zona Rural falou das suas vivências com a coleta seletiva no distrito de Maria Quitéria  "a constatação de que o distrito está mais limpo é bastante gratificante", comentou. Entre os presentes houve algumas manifestações no sentido de buscar caminhos para o fortalecer o trabalho desenvolvido no distrito.
De acordo com a Engenheira Florestal, Julimara Monteiro, que representou a SEMMAM no evento, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sr. Antonio Carlos Coelho, buscará parcerias com a Universidade Estadual de Feira de Santana, visando ampliar as alternativas para o desenvolvimento sustentável. Algo que foi bem recebido pelo Prof. Washington Almeida Moura, Vice Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, presente no evento. Para Horacio Amorim, Diretor do Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM, o encontro foi dos mais proveitosos, principalmente pelas contribuições oferecidas pela platéia, através de questionamentos e considerações que podem auxiliar nos trabalhos desenvolvidos no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...