segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ENEM: reconhecer o erro e cancelar as provas

Quando em Outubro de 2009, ocorreu aquele lamentável episódio envolvendo as provas do ENEM , grande parte da sociedade brasileira  ficou insatisfeita com as explicações do Ministério da Educação, mesmo assim, acreditou-se que algo daquela natureza jamais se repetiria. Um ano depois, nova falha na aplicação das provas coloca em risco a credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil.
 O episódio de 2009 deveria ter servido de alerta para que as atenções fossem redobradas em 2010, mas ao que parece o MEC precisa ser reexaminado. Por isso não se pode aceitar que as explicações sejam direcionadas exclusivamente para um erro gráfico, era imperativo que o órgão  realizasse uma revisão previa no material  utilizado durante o ENEM, visando   garantir a eficiência dos trabalhos. 
 No estado do Ceará a Justiça Federal já determinou a suspensão do exame. Portanto, resta ao MEC reconhecer publicamente o erro cometido e cancelar imediatamente todas as provas do ENEM 2010, antes que a justiça assim proceda.
Horacio Amorim
Graduado em História pela UEFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...