quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Saúde e Meio Ambiente foi o tema abordado na Escola Evandro Matos

A Faculdade Nobre- FAN, promoveu hoje (25/11)  um encontro intitulado Saúde e Meio Ambiente. O evento coordenado pelos estudantes da disciplina Saúde Coletiva II, foi realizado no Colégio Evandro Matos, situado na comunidade da Santa Mônica II e contou com a participação de  moradores, agentes de saúde, educadores e estudantes. Segundo a  profa. Soraia Lustosa (responsavel pela disciplina) os trabalhos objetivaram identificar os problemas ambientais que causam impactos na saúde da comunidade e discutir com os moradores alternativas de mitigação dos mesmos.
Com palestra proferida pelo Prof. Horacio Amorim, exibição do filme em desenho "Tá Limpo" e uma oficina construida pela bióloga Roberta Castiglione, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais participou do evento, que contou ainda, com  a Embasa: falando sobre Água e Saneamento, além da brilhante exposição do Sr. Gerson, que com muita criatividade aproveita resíduos que em muitos os casos são descartados em áreas públicas, transformando-os em materiais com muitas utilidades: a casca de coco, a garrafa plástica e/ou um sapato velho são transformados em vasos de plantas, onde cultiva quento, cebolinha, alfaces etc.
Segundo as estudantes do curso de enfermagem, Larissa Passos e Leyla Pedreira, a intenção é sensibilizar os moradores para além dos impactos à saúde, é preciso entender que cuidando do ambiente estaremos  cuidando da saúde das pessoas. Dentro do mesmo espírito, o PSF- Santa Mônica II, representado pelas agentes de saúde, buscou articular as presenças dos moradores, por entender que através da união de todos é possível uma comunidade mais saudável. Os trabalhos foram encerrados na parte da manhã, com uma breve esplanação da diretora da escola Evandro Matos, que não escondeu a satisfação com o evento "esta escola é minha vida e tudo o que contribua para uma melhor aprendizagem me deixa feliz, comentou.

Casca de coco e garrafa pety utilizada na exposição
Equipes envolvidas no evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA VERDE: os caminhos da ecologia

  Um livro que discute as questões ambientais dentro de um contexto histórico, tendo como marco o período colonial brasileiro. As reflexões ...